Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Iluminação
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires

                                                                                                                                                               
Fotografia usando a técnica chamada de light painting

O que é Luz?

É uma onda eletromagnética, cujo comprimento situa-se dentro de um intervalo, no qual a luz visível é apenas uma pequena parte ao qual o olho humano é sensível. A radiação eletromagnética vai do infravermelho ao ultravioleta, e suas principais grandezas básicas são Intensidade (ou amplitude), frequência e polarização (ângulo de vibração).
No caso da luz visível, O brilho tem relação com a intencidade e a cor tem relação com a frequência da onda eletromagnética. A luz na fotografia é essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas. Para saber sobre tipos de iluminação http://fosgrafe.com/index.php/tipos-de-iluminacao.


Cartão Cinza 


Qualquer cartão de cor neutra, colocado geralmente ao lado da cena como referência de cor, e retirado antes de bater a foto.
Para fotografar um objeto pouco comum, utiliza se um cartão cinza com refletancia de 18 por cento (o índice de 18 corresponde à reflexão média dos objetos).
Um Cartão Cinza ou Gray Card (em inglês) é como seu próprio nome diz, um pedaço de papel impresso
em um tom de cinza neutro que tem a capacidade de refletir a luz que incide sobre ele para que o fotômetro de uma câmera fotográfica tenha maior facilidade para analisá-la para determinar um valor de exposição correto.


Cartão Colorido (ColorChecker)


O cartão colorido ou colorchecker, é basicamente um cartão dividido em 24 quadrados coloridos abrangendo uma vasta combinação de cores, que representam alguns objetos de interesse especial como por exemplo a pele, fuligem e o azul celeste. Refletem a luz de maneira uniforme em todas as partes do espectro visível, o que possibilita combinar as cores dos objetos fotografados sob qualquer tipo de iluminação, seja natural ou artificial,para obter um balanço de cores fiel .

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Slow Food
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food. O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000associados que formam e mantêm nosso movimento.


site http://www.slowfoodbrasil.com/

terça-feira, 24 de abril de 2012

sábado, 21 de abril de 2012

Conceito de Fotografia Editorial
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires




Na fotografia editorial  se coloca os créditos com todos os envolvidos, não se relaciona a venda de produtos como na fotografia publicitária, seu propósito é ilustrar e não fazer propaganda. A fotografia editorial pode estar presente em jornais,revistas e outros meios de comunicação visual.

Low Key
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires

Low Key fotografia com pequena utilização de luz , de preferência usar um fundo escuro preto, utilizar luz em pequenos detalhes do assunto a ser fotografado, se analisar o histograma a maioria dos pontos da imagem estarão do lado esquerdo.

Fotografia : Priscila Van Lare

Editorial/Ulbra
Professor : Fernando Pires Fotografia

High Key
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires

Hi Key fotografia com utilização de muita luz, se analisar o histograma se percebe que a maioria dos pontos da imagem se encontram no lado direito , mais mesmo com muita luz ainda mantém os detalhes e texturas essenciais da foto. Para fazer uma foto high key usar um fundo claro, utilizar pequenos detalhes para dar o contraste como cores de objetos, roupas ou olhos, usar luz natural ou flash para deixar a cena bem iluminada.Cuidado para não estourar e perder os detalhes da imagem.

Fotografia : Priscila Van Lare 
Modelo e Maquiagem : Talita Schmidt

Editorial/Ulbra
Professor : Fernando Pires Fotografia

Fotografias produzidas para a disciplina de Fotografia Editorial
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires





Tema : Produtos de Beleza 
Fotografia Priscila Van Lare
Professor : Fernando Pires Fotografia

Aula de Editorial com mesa still e luzes contínuas .





Meu Brunch de Páscoa
Fotografia : Priscila Van Lare
Produção : Nei Van Lare 


Fotografia usando luz natural.
4° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre

Grupo O Buraco D'Oráculo de São Paulo
Espetáculo :  "Ser Tão Ser Narrativas de Outra Margem"
Fotografia : Priscila Van Lare
Ator : Adailton Alves
Professor : Fernando Pires Fotografia
Atividade Individual
 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Dica : Na fotografia de Teatro não se usa photoshop e nem flash. 


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotograma
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires




É uma técnica que não necessita de câmera fotográfica , no lugar da câmera usa o ampliador onde tudo é feito com a luz adequada no laboratório, coloca-se o papel fotográfico, com a emulsão voltada para cima, na base do ampliador. Em cima do papel fotográfico são colocados os objetos translúcidos escolhidos para o fotograma, após liga-se o ampliador. O tempo de exposição varia de acordo com o resultado que se quer, com mais contraste ou menos contraste, para um melhor resultado é bom fazer testes com tempos de exposição diferenciados.

Abaixo fotogramas produzidas em aula com o ampliador usando diafragma 8 :

                                             Tempo de exposição 3 segundos


                                            Tempo de exposição 11 segundos


                                             Tempo de exposição  9 segundos

Pinhole
Ulbra 2012/1 Prof. Fernando Pires


É uma técnica de fotografia que usa câmeras artesanais , podem ser feitas com caixas de papel ou latas de alumínios entre outros materiais , não necessita de lentes, no lugar tem um orifício onde a luz passa e grava a imagem no papel fotográfico que esta dentro da câmera pinhole, esse orifício deve ser o menor possível para garantir um imagem mais nítida e focada, o furo pode ser feito com uma agulha, o tempo de exposição pode variar dependendo da iluminação do local onde a captura da foto vai ser feita.

Para saber mais sobre pinhole e como construir uma acesse o site: http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html.
   


Abaixo fotos feitas com câmera pinhole construída com uma lata :

Ambiente com pouca luz- tempo de exposição 22 minutos
 Acima  Negativo          Abaixo Positivo


Ambiente com muita luz tempo de exposição 4 segundos
  Acima  Negativo          Abaixo Positivo
                                                 
    Tempo de exposição 28 minutos
 Acima  Negativo             Abaixo Positivo