Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sarah Bernhardt
Ulbra 2012/2 Prof. Fernando Pires

Sarah Bernhardt by Nadar

Nasceu em Paris, 22 de outubro de 1844 , faleceu em 26 de março de 1923) foi uma atriz francesa, já chamada por alguns durante "a mais famosa atriz da história do mundo". Bernhardt fez sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah".Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas em sua perna e que culminou, anos depois, em sua morte.Sarah Bernhardt foi representada em dois filmes brasileiros, O Xangô de Baker Street e Amélia.

Félix Nadar nasceu em Paris em 1820 e morreu em 1910. Celebridade como fotógrafo, cobrava caro os seus trabalhos, retratando a alta sociedade. Em “Retrato de Sarah Bernhardt”, a imagem da atriz sobressai do fundo liso e escuro.
Foi o primeiro a tirar fotografias subterrâneas com luz artificial, financiou a construção de um balão para tirar fotos aéreas, aliás, ele realizou a primeira fotografia aérea do mundo em 1858 (as primeiras fotos aéreas foram tiradas de um balão, em Paris), e manteve um estúdio no sul da França, em Marseille, durante as duas últimas décadas do século XIX.
Dentro de seu contexto histórico, foi seguramente o fotógrafo mais importante. Sua reportagem fotográfica reúne uma infinidade de temas, e sua vida foi diversificada e ativa como poucas. Era amigo de quase todas as celebridades de sua época, das quais realizou inumeráveis retratos.


Fontes : 
http://www.slideshare.net/plateroeeu/sarah-bernhardt-6495023
http://theflorilegium.wordpress.com/2010/12/10/gallery-sarah-bernhardt-1844-1923/
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-nadar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário